Romance A família Canuto

Romance A família Canuto
Romance A família Canuto e a Luta camponesa na Amazônia. Prêmio Jabuti de Literatura.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Curso: Metodologia do ensino da dramaturgia voltada à educação

Metodologia do ensino da dramaturgia voltada à educação foi o curso realizado pelo professor Carlos Cartaxo nos dias 3, 4 de novembro de 2008 dentro da programação do "Conhecimento em debate: diálogos possíveis" evento realizado pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade federal da Paraíba.

O teatro é uma expressão artística que é adotada na educação como um recurso metodológico para se trabalhar conteúdos de áreas diversas. Na maioria das vezes se trabalha o jogo dramático como se fosse teatro. Nesse tratamento pedagógico que se dá ao jogo dramático e ao teatro há uma lacuna que merece atenção, que é o texto dramático em si. A dramaturgia é um gênero literário muito pouco lido, logo, pouco conhecido, de maneira que conhecer metodologias para se trabalhar a dramaturgia na educação é um conhecimento que precisa ser discutido no meio educacional.

Nesse sentido, no curso Metodologia do ensino da dramaturgia voltada à educação trabalharemos dois recursos técnicos facilitadores do ensino do teatro na educação e da aplicabilidade do teatro como recurso técnico e metodológico no processo educativo.

O curso se propõe a sistematizar o ensino da dramaturgia na educação formal e informal, focando, sem redundância, que se ensinar arte através da arte, o teatro através dos elementos que compõe o universo do teatro e a dramaturgia através do exercício da escrita teatral.



Objetivos

1. Introduzir procedimentos metodológicos para se trabalhar a dramaturgia na educação;

2. Orientar ações pedagógicas do teatro na educação;

3. Contribuir com a formação de profissionais da área artística e pedagógica;

4. Estimular o exercício da dramaturgia como conteúdo do teatro na educação;

5. Exercitar a auto-expressão através da literatura dramática;

6. Contribuir para com a formação da educação estética.

Tags: teatro, dramataurgia, arte e educação

Nenhum comentário: