Romance A família Canuto

Romance A família Canuto
Romance A família Canuto e a Luta camponesa na Amazônia. Prêmio Jabuti de Literatura.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Performance como consolidação da arte híbrida na educação Carlos Cartaxo As mudanças por que passa a sociedade e seus reflexos no universo da arte ainda estão sob efeito das concepções estéticas e mercadológicas da modernidade. Mesmo assim, o mundo vem passando por mudanças que têm atropelado a modernidade no que concerne a forma de ser, viver e se expressar. Então podemos iniciar esse diálogo partindo da concepção de que já estamos vivendo uma condição pós-moderna e que esta já invadiu nossas escolas, nossos jardins quiçá nossos lares; nossas mentes, nossa sensibilidade e nossos corações. Teoricamente esse trabalho apresenta a performance no contexto pedagógico como expressão multicultural, representante da arte híbrida. Portanto, a literatura, o teatro e as artes visuais, incluindo o cinema e as mídias digitais, compõe os planos de cursos da Escola Pública de Ensino Fundamental e Médio Sesquicentenário na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, que de forma didática introduz a performance como expressão artística transdisciplinar. Essa experiência demonstra que a arte híbrida e suas múltiplas possibilidades de realização e leitura se faz muita bem representada no contexto educacional através da performance porque essa expressão artística circula por entre as várias formas de criação constituindo uma teia rizomática de idéias, reflexões e conhecimentos que desconstroem a departamentalização da arte em especificidades, tese antiga defendida por Frederick Winslow Taylor, pai da administração científica que originou a produção em serie, através de métodos científicos cartesianos, mola propulsora do capitalismo no início do século XX. A concepção que apresenta o corpo e as ideias como elementos constitutivos da performance a contextualiza como sendo híbrida. Portanto esta pode ser desdobrada através de várias expressões artísticas e aplicada à educação como sendo uma proposta que surge para quebrar o paradigma do ensino de arte baseada nas especificidades artísticas. * O artigo completo você tem acesso solicitando ao autor pelo email carloscartaxo@yahoo.com.br ou através de http://publicaciones.ffyh.unc.edu.ar/index.php/jornadasperformance/

Nenhum comentário: