Romance A família Canuto

Romance A família Canuto
Romance A família Canuto e a Luta camponesa na Amazônia. Prêmio Jabuti de Literatura.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tendências pedagógicas no ensino do teatro

O I Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá, realizado de 11 à 14 de novembro de 2014, organizado pela Coordenação do Curso de Teatro da UNIFAP, bem representada pelo professor pesquisador Dr. Romualdo Palhano, demarcou um momento importante para se debater questões metodológicas sobre a disciplina teatro no ensino básico. O evento foi aberto com uma palhaceata, teve leituras dramáticas, apresentações de dança, oficinas temáticas, mesas redondas, palestras e momentos lúdicos e pedagógicos significativos para a Universidade Federal do Amapá e para a comunidade macapaense.


O professor Dr. Carlos Cartaxo foi convidado e participou da mesa redonda "Perspectivas do ensino do teatro no estado do Amapá", proferiu a palestra "Tendências pedagógicas no ensino do teatro" e a oficina "Atividades lúdicas no ensino do teatro". Cartaxo tem pesquisado sobre metodologias no ensino da arte e tem diagnosticado que há uma crise metodológica no ensino das expressões cênicas que precisa ser estudada e debatida no seio das instituições educativas.



Professor Cartaxo argumenta que o ensino de teatro está muito tecnicista. Lembra que o tecnicismo é uma concepção produtivista, do início do século XX, adotado nos Estados Unidos das Américas sob a orientação do engenheiro Frederick Winslow Taylor. O resultado dessa experiência é a ascensão do capitalismo, na época bem representada pelo Fordismo. Todavia, essa concepção é ultrapassada, principalmente quando nos reportamos a educação. Com o advento da Pós-modernidade não faz sentido se continuar trabalhando, um século depois, com a tendência pedagógica tradicional. Cartaxo está certo de que urge uma mudança quanto a abordagem metodológica do ensino de arte.  Essa tese é o campo de pesquisa que professor Cartaxo vem trabalhando e levou para debate no I Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá.


Nenhum comentário: